terça-feira, 17 de maio de 2011

Motorola Xoom ou iPad?



Para aqueles que estão na dúvida entre o iPad e o novo tablet Motorola Xoom, vou expor alguns pontos de diferenças entre os dois.

Começando com uma pergunta muito comum:
- O tablet substitui um computador?
Bom, nenhum destes dois modelos irá substituir todas as tarefas que seu desktop ou notebook realizam. Começando com o sistema operacional dos dois que são diferentes do sistema operacional de seu computador normal. Sendo assim alguns aplicativos que você talvez utilize não estarão disponível para os tablets.



Para muitas outras tarefas como digitar textos, emails, editar planilhas (se estas não possuírem fórmulas complexas), teclar com amigos, visualizar fotos, assistir vídeos, ouvir músicas entre outras tantas serão muito bem executadas independente de sua futura escolha.

Como o iPad 2 ainda não está disponível no Brasil, e por conta dos preços atrativos do iPad 1 vou fazer esta analise baseada no iPad 1.




Logo no 1º Round o Xoom leva a vantagem, pois possui 2 câmeras uma frontal de 2MP e uma traseira de 5MP, conexões HDMI e USB e o iPad não. Sua tela tem 10,1’‘ contra 9,7’’ do iPad.









Já no 2º Round o iPad é que leva vantagem, possui um sistema operacional que daqui pra frente iremos chamar de iOS, mais estável que o Android da google que vem instalado no Xoom. Muitos sites e aplicativos rodam melhor no iOS. Além de o iPad no momento possuir milhares de programas exclusivos contra alguns para tablets rodando o Android.





Em contra partida o Android tem a possibilidade de customização de sua tela inicial bem mais poderosa que o iOs, permitindo a visualização de alguns gadges bem interessantes (algo que nós usuários de iPads esperamos que seja corrigido na futura atualização do iOS). Bem como a função multtask do Android é superior a do iOS.





No final considero essa luta um empate, seja qual tablet você escolher com certeza vai curtir muito. Quanto aos aplicativos, será comum encontrarmos o mesmo aplicativo disponível para os dois tablets já que os desenvolvedores tendem a realizar essa portabilidade para abranger um mercado maior. A estabilidade realmente vai ser um difícil problema para o Android resolver, pois é um sistema rodando em muitos tablets com diversas configurações e diferentes fabricantes.


- Posted using BlogPress from my iPad

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Macbook Pro ou Macbook Air?

Resolvi "resetar" o meu blog, que há muito tempo não atualizava. Vou tentar postar com mais freqüência. Neste com o título de Crítica Digital irei postar assuntos relacionados a softwares e hardwares testados por mim.


Começando agora por uma dúvida de um amigo meu sobre qual macbook comprar, o Air ou o Pro.


Bom, para ser sincero encontro-me com a mesma dúvida, mas vou tentar expor os prós e os contras de cada um, assim posso ajuda-lo em sua futura escolha.


Vamos começar pelo MacBook Air:



Logo a primeira vista percebemos sua espessura extremamente fina. Com apenas 0,3cm em sua extremidade mais fina a 1,7cm de altura em sua extremidade mais grossa, o macbook air é extraordinariamente fino. O que torna um excelente portátil.


Mas nem tudo é mar de rosas para o AIR, seu calcanhar de Aquiles é o espaço de armazenamento. Por seu HD ser estado sólido (equipamento de custo ainda muito elevado) tem poucos gigabytes para armazenar seus dados. Por outro lado, HDs de estado sólido são bem mais velozes que o os HDs comuns (de disco). Os modelos atuais vem no máximo com 256 GB de armazenamento.


Fotos do Macbook Air de 11''e 13''


Quanto ao MacBook Pro, a sua vantagem sem sombra de dúvida é o custo benefício. Enquanto nos EUA o Air custa $ 1.600,00 o Pro custa $ 1.500,00 mas com o dobro de memória RAM 4 Gb e o dobro de armazenamento 500 Gb, além de um processador mais rápido 2.7 Ghz contra os 1.87 Ghz do Air.


Sua carcaça lembra muito a do Air em aluminio, só que com medidas “mais grotescas” que o Air. Para se ter uma idéia o Pro tem altura de 2,41cm ou seja mais ou menos 40% mais alto que o Air em sua extremidade mais grossa e 8 vezes mais grossa que a extremidade mais fina do Air.



Tambem é 55% mais pesado que o Air, pesando 2,04Kg contra os 1,32Kg do Air.


Se você quer mobilidade vá de Macbook Air, apenas lembre de agregar ao valor, um hd externo para armazenar suas mídias e dados extras bem como um drive de dvd/cd-rom se pretende utilizar deste tipo de mídia, já que o Air não possui esse dispositivo.


No final você tem que pesar suas preferências, eu ainda não cheguei as minhas conclusões.


Obs: esse post não é um review dos macbooks, apenas pesei as características que mais chamam a atenção das diferenças entre os dois modelos. Se quiser conhecer mais sobre o produto aconselho a visitar o site www.apple.com.br


No site tem todas as especificações bem como belas descrições sobre os dois produtos.