Steve Jobs nasceu em São Francisco e foi adotado por Paul e Clara Jobs. Em sua adolescência, no colégio, Jobs já freqüentava palestras na Hewlett-Packard Company (HP), em Cupertino - California. Algum tempo depois, começou a trabalhar na HP, com seu amigo Steve Wozniak (Woz), como funcionário temporário.
Em 1972, após terminar o “high school”, Jobs ingressou na faculdade, em Portland - Oregon, mas abandonou no segundo semestre. Ainda que, desistido da faculdade, Jobs continuou a freqüentar algumas aulas que lhe chamavam a atenção, a exemplo da Caligrafia. Enquanto “cursava” a faculdade, Jobs dormia no quarto de amigos, pois não tinha recursos para bancar o seu próprio, catava garrafas de refrigerantes, para trocar por dinheiro e se alimentar. Nos finais de semana, jantava de graça em um templo local.
Foi no curso de Caligrafia, que Jobs adquiriu conhecimento, sobre fontes, espaçamento e regras. Uma década depois, colocou em prática, o que aprendeu na teoria, adaptou diversas fontes no sistema operacional do Macintosh, realizando portanto, um grande feito na história da computação.
Em 1974, retornou a Cupertino, e a convite de Woz passou a freqüentar o Homebrew Computer Club. Trabalhou na Atari, fabricante de video-games, com o intuito de juntar dinheiro, para uma viagem espiritual pela India. Jobs e Daniel Kottke, seu amigo de faculdade e futuramente funcionário da Apple, viajaram para a India. Retornou da India, de cabeça raspada e usando trajes indianos, como um budista.
![]() |
Apple I |
Foi no Homebrew Computer Club, que Jobs e Woz demonstraram o protótipo do Apple I, desenvolvido por Wozniak, para impressionar os colegas do clube. Jobs se interessou pelo potencial de vendas do computador e procurou parcerias para comercializá-lo.
Em 1976, foi então fundada a Apple, por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne (ex-funcionário da Atari). Foi Ronald Wayne, quem escreveu o contrato inicial da empresa, bem como, o manual do Apple I e desenhou o primeiro logotipo.
![]() |
Evolução da "Maçã" |
![]() |
1º Logotipo da Apple |
![]() |
Jobs e Woz apresentando o Apple I |
Jobs, Woz e sua pequena equipe passaram dias e noites montando os computadores Apple I. No total, foram 200 unidades vendidas. O Apple I foi o primeiro computador a possuir um display. Naquela época, os computadores recebiam cartões pré-configurados, como entrada, e emitiam luzes ou cartões furados como resultado. O Apple I, atualmente, é considerado uma relíquia, os colecionadores chegam a pagar $50.000,00 por um modelo, em boas condições.

Após o sucesso de vendas do Apple II, a empresa passou por alguns maus momentos. Na versão do Apple III, Jobs não gostava da forma de ventilação, ordenou que a equipe retirasse o equipamento de circulação e a peça de dissipação de calor. Sua teimosia por um design perfeito, implicou um super aquecimento nas máquinas, ocasionando defeitos diversos. Quando, consumidores ligavam para o suporte, recebiam instruções estranhas, entre elas, a de erguer, por alguns centímetros, o computador, e soltar, em seguida, para que retornassem a funcionar. Tal processo era compreensível, porque o super aquecimento desconectava os chips e a queda os encaixava. Jobs, portanto, se rendeu e resolveu inserir as peças de resfriamento, nos modelos fabricados em diante. A esta altura, o produto não era visto com confiança pelos consumidores, resultando em um fracasso de vendas.

O projeto do Macintosh, era audacioso e renovador demais, para uma época, em que os usuários ainda preferiam uma interface de comandos, ao invés de uma gráfica. A Apple, investiu muito dinheiro em campanhas publicitarias, para promove-lo. Em seu lançamento, em Janeiro de 1984, o Macintosh, possuía apenas dois aplicativos principais: MacWrite e MacPaint. Usuários mais conservadores, consideraram o produto um brinquedo, muito caro.

Apesar das parcerias, da capacidade do Macintosh, anos a frente dos PCs, a IBM já havia causando um estrago, irreparável ao sucesso do Mac. O computador rodando DOS, dominou o mercado corporativo e pessoal. Steve Jobs então, passou a ser cobrado, pelos acionistas da Apple.
Link youtube apresentação do Macintosh em Janeiro de 1984:
Em 1985, começou a fase negra de Steve Jobs na Apple. Entrou em desentendimento com o o CEO John Sculley. Sculley entrou em 1983 na Apple, como CEO, a convite de Jobs. Ele era CEO da Pepsi-Cola, quando Jobs o perguntou: “Você quer vender água açucarada pelo resto de sua vida ou vir comigo e mudar o mundo?” Na briga pelo poder, entre os dois, quem levou a melhor foi Sculley, que conseguiu convencer a mesa diretora que Jobs havia perdido o controle, não podendo continuar na direção da empresa. Jobs então, por força maior foi desligado da Apple, e vendeu toda sua participação aos sócios. Neste intervalo, Jobs criou a NEXT e adquiriu da Lucasfilm’s The Graphics Group (mais tarde renomeada de PIXAR).
Em 2005, em um discurso que fez na faculdade de Stanford, Jobs disse, que ser desligado da Apple, foi uma das melhores coisas que aconteceram a ele. Foi nesse período, que teve um dos momentos mais criativos de sua vida. Assim que saiu da Apple, criou a Next Computer com apneas $ 7 milhões de dólares. A Next, era composta por parte da equipe envolvida no projeto do computador LISA e do MACINTOSH. Sua missão, era voltada a produzir computadores para o meio acadêmico. Seria inicialmente, responsável por Hardware e Software.
Logo no primeiro ano de existência, a NEXT estava passando por dificuldades e a beira da falência. Foi quando Jobs, em busca de parceiros conheceu o bilionário Ross Perot, que entrou com um investimento, dando garantia de sobrevivência a empresa. Somente em 1989, foi lançado o Next Computer, apelidado pelos meios de comunicação como o CUBO, por ter seu gabinete em formato de um cubo.
O Next Computer, rodava o sistema operacional NextStep, que ainda em fase beta, era capaz de enviar emails com anexos multmidia. Era derivado do UNIX e anos depois com o retorno de Jobs a Apple, serviu como base, para o desenvolvimento do Mac OS X.
![]() |
Jobs e equipe da NEXT |
![]() |
Logotipo da Next |
Mais uma vez, Jobs lança um produto muito a frente de seu tempo. O cubo, era em algumas especificações 15 vezes superior aos PCs concorrentes. Teve o mesmo destino que o LISA, por ser muito caro, não foram vendidas muitas unidades. Mesmo assim, foram fabricadas 2 gerações, no total em torno de 50 mil unidades, foram distribuídas. A Next, então, focou em seu sistema operacional, que tornou-se seu principal produto, até ser adquirida, levando Jobs de volta à Apple, em Dezembro de 1996.
![]() |
O "Cubo" |
Em 1986, Jobs adquiriu a PIXAR do grupo Lucasfilms por $10 milhões. A empresa, passou quase 10 anos, sem grande sucesso, mas foi com o lançamento do Toy Story, em parceria com a Walt Disney, em 1995, que ascendeu. Desde então, não parou de crescer, até ser adquirida, em 2006, por $ 7,4 bilhões de dólares, tornando assim, Jobs o maior acionista da Walt Disney (7%).
Em 1996, a Apple estava passando por uma crise, a beira de uma falência. Resolveu então, trazer o co-fundador Steve Jobs, de volta para o quadro. Em um acordo, a Next, foi adquirida por $429 milhões de dólares, a parte de Jobs foi em ações da Apple e o restante foram para os stock holders da Next. Junto com Jobs, veio toda a tecnologia do NextStep, que rendeu no futuro o Mac OS X.
![]() |
NextStep (Janelas, Dock, Ícones Grandes) |
Em 1997, Jobs assume o cargo de CEO da Apple, encerra alguns projetos, a exemplo do Newton, Cyberdog e OpenDoc, e inicia uma parceria com a Microsoft. A parceria com Bill Gates, foi que tornou possível, o renascimento da Apple. Na época, foi criticada por fãs da maçã. A parceria durou 5 anos, e em troca rendeu $150 milhões em investimento da microsoft, bem como lançamento do Microsoft Office, para o Mac OS. Durante este período, o sistema da Apple, acompanhava como navegador padrão, o Internet Explorer da Microsoft.
Em seu retorno, Jobs renovou a linha de computadores, com o lançamento do iMac, iBook e o Power Mac. O iMac, foi o primeiro a ser lançado em 1998, foi um sucesso de vendas por seu novo designe, dando a Apple, o “status” de empresa inovadora, por seus produtos .
![]() |
iMacs |

Em 2007, a Apple entra no mercado de celulares, com o lançamento do iPhone, igualmente ao iPod, o iPhone revolucionou o conceito de smartphones. Até agora, já foram produzidas 5 gerações de iPhones, o último modelo, o iPHone 4S, foi lançado um dia antes de sua morte.
![]() |
Jobs no lançamento do iPhone |
Em 2010, lançou o iPad, mais uma revolução aos tablets. Antes, Tablets, eram notebooks e nada portáteis, comparados aos modelos pós iPads. Novamente, a industria, se movimentou, para lançar um produto sofisticado como o iPad.
![]() |
Jobs, já mais magro, por conta do câncer, no lançamento do iPad. |
Foi com recém mercado móvel, que Jobs revolucionou, a forma de consumir. Programas, músicas e conteúdos digitais, são vendidos em seus iPhones, iPads e iTouchs, de maneira fenomenal, quebrando a barreira do bilhão, em tempo cada vez mais recorde.
Desde seu retorno, a Apple não parou de crescer. Suas ações no Wall Street, eram negociadas a $18,30 cada, em 1996, e em 2011, são negociadas a $370,00 cada. Em 2011, se tornou a empresa mais valiosa do mundo, em torno de $340 bilhões de dólares.
Steve Jobs, faleceu em casa, na presença de sua família, após anos lutando, contra um câncer no pâncreas. Deixando uma fortuna de $7 bilhões de dólares, em que 70%, vem de suas ações na Walt Disney e o restante, em ações da Apple. Deixou também um legado de inovações tecnológicas, mudando a forma em que usamos e consumimos.
![]() |
Nota no site da Apple |
Fontes de pesquisa:
http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Apple
http://en.wikipedia.org/wiki/NeXT
http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_I
Documentário: Triumph of the Nerds