Hoje ia me dedicar a compor detalhes sobre o último keynote da apple, mas houve uma mudança de planos. Minha esposa, usando o Facebook em seu celular Android, me informou que Steve Jobs faleceu. Ao receber esta triste notícia já pude imaginar o alvoroço de posts e comentários na internet, sites de notícia, jornais de tv, jornais impressos, revistas, entre outros meios de comunicação, que certamente terão conteúdo o suficiente para fazer edições especiais, sobre a trajetória de um ícone da tecnologia. O nome dele com certeza será o mais citado nos próximos dias.
Steve Jobs quebrou por diversas vezes paradigmas, reinventou o novo, mudou o mercado. Gostava de citar Picasso "Bons artistas copiam. Grandes artistas roubam!" Steve Jobs era isso, pegava um conceito e transforma em algo novo. Foi assim com o computador, com os mp3 Players, com o Smart Phone e com o Tablet.
Steve Jobs e Steve Wozniak juntos foram responsáveis por revolucionarem o computador pessoal. Foi na década de 70 que a dupla lançou o Apple I, primeiro computador pessoal com display. Naquela época os computadores não possuíam displays, muito menos estavam ao alcance de pessoas comuns. O termo computador pessoal era motivo de piada no meio de investidores. Mas a dupla insistiu em concretizar o produto, dando assim o inicio a uma das maiores empresas do mundo; Apple Inc.
Com o iPod ele revolucionou os mp3 Players, sendo ainda hoje o mp3 player mais vendido no mundo.
Quando lançou o iPhone mudou totalmente o conceito sobre smartphone forçando toda a concorrência a correr atrás e adaptar-se ao novo mercado. A mesma coisa fez com o Tablet, o que antes era chato se tornou divertido e útil. Era mestre em transformar algo que não se via utilidade, em algo altamente necessário. Sua imagem polêmica era alvo de críticas e elogios. Sua visão foi mudando e tocando nossas vidas.
Apesar de todo esse sucesso, Steve Jobs passou por muitos fracassos pessoais e profissionais. Chegou a ser desligado da própria empresa que criou por mais de uma década, perdeu amigos, teve problemas familiares e de saúde. Em 2003 foi diagnosticado com câncer pancreático e após quase 8 anos veio a falecer. Deixou um legado de sucessos que superam seus fracassos.


Apple keynote apresentando comercial para o lançamento dos produtos Apple para 1984.
Apple Keynote apresentando Bill Gates como parceiro e acionista da Apple. (Steve certamente não estava satisfeito).
Entrevista com Steve Jobs e Bill Gates juntos em 2007 (Gates chega a mencionar um possível Tablet, mas sabemos quem ganhou essa briga).
Discurso histórico de Jobs a uma turma de formandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário